sábado, 26 de outubro de 2013

Conheça os segredos para cuidar da suspensão

Na maioria das ruas de todo o território brasileiro, é bem fácil encontrar um ambiente precário para transitar com seu veiculo. Assim, peças fundamentais, como amortecedor e mola que são partes diretas da suspensão, ‘sofrem’ com a difícil tarefa de suportar todo peso passando por lugares não aconselháveis. 
De acordo com André Peres, da Spider Center, na Amendoeira, em São Gonçalo, apesar de não existir um tempo determinado para o desgaste do sistema de suspensão, algumas providências podem ser tomadas para que sua vida útil possa ser prolongada. “Algumas montadoras pedem para que o sistema seja trocado com 60 mil km rodados, mas pode acontecer de na metade do tempo, as peças estarem estouradas, principalmente por causa dos buracos”, disse .
Ele afirmou também que com o tempo, a deterioração é impossível de se evitar. Mas algumas ações podem ser realizadas. “Evitar o desgaste é inevitável. O jeito para que se tenha uma pouco mais de duração é o cuidado do condutor ao passar por lombadas e ruas que possam prejudicar o seu carro”, enfatizou.
Para manter a qualidade do veículo, uma das tarefas é fazer a inspeção do sistema para checar se tudo corre bem. “O tempo para que o proprietário esteja revisando as peças da suspensão é de seis meses, apesar de muitos não conseguirem manter as partes em bom estado pela metade do tempo”, assegurou. Segundo ele, a dica para quem procura saber se já é hora de procurar o mecânico de confiança está no volante. Se a direção do seu carro estiver desalinhada, volante torto e se houver barulho na suspensão, é o momento certo para correr até uma oficina.
Uma suspensão em mau estado também interfere na segurança do motorista. Por isso, é preciso estar atento para evitar possíveis acidentes. “O carro acaba perdendo estabilidade, levando o condutor a passar por um risco de sofrer um acidente a qualquer momento”, disse o técnico. Uma dica é trocar peças ruins por novas. Resumindo: o dono de um quatro rodas deve estar atento sempre.
 
 

VOCÊ
SABIA?
O pneu é a parte exclusiva do seu carro que tem contato com o asfalto. Para que o processo seja efetuado com qualidade e segurança, é necessário um produto duradouro, fabricado com padrões de segurança. A composição acontece em etapas. São elas:
Misturação: É a primeira fase da fabricação do pneu. Nela, vários elementos são misturados (borracha natural e sintética e pigmentos químicos).
Extrusão: A banda de rodagem (parte do pneu que entra em contato com o solo) e a parede lateral do pneu passam por uma extrusora (espécie de rosca) e tomam seus formatos finais.
Lonas:Lonas de borracha se juntam a tecidos de poliéster e nylon, formando as lonas de corpo. As lonas estabilizadoras são formadas por fios de aço. Eles são cobertos por uma camada de borracha, formando fitas, que são cortadas em ângulos determinados.


Construção:Todas as partes do pneu são aplicadas em uma máquina, parecida a um tambor. Primeiramente é produzida a carcaça (esqueleto do pneu que sustenta a carga), em seguida é formada a estrutura do pneu.
 
 
 

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