quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Jiboia de 15 kg é resgatada em pátio de empresa pública em Macaé, no RJ

Réptil estava agitado e foi encaminhado para um veterinário.
Ela foi solta no início da tarde desta quinta-feira (30).

Do G1 Região dos Lagos
Comente agora
Jiboia em Macaé (Foto: Mauricio Porão/Secom Macaé)A jiboia deu trabalho para ser capturada (Foto: Mauricio Porão/Secom Macaé)
Uma jiboia medindo dois metros e pesando 15 quilos foi solta no início da tarde desta quinta-feira (30), em Macaé, no interior do estado do Rio, depois de medicada e avaliada. A cobra foi resgatada na manhã desta quinta-feira, no terreno da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), no bairro Granja dos Cavaleiros, pelos agentes da Guarda Ambiental. O local onde o réptil foi solto não foi divulgado para proteger o animal.
É a quarta cobra encontrada no bairro este mês. Duas jiboias menores e um filhote, encontrados anteriormente estão abrigados na sede da Guarda. Elas foram capturadas em empresas do bairro Novo Cavaleiros.
Jiboia Macaé (Foto: Mauricio Porão/Secom Macaé)O animal estava agitado quando foi encontrada
​ (Foto: Mauricio Porão/Secom Macaé)
Segundo os agentes da Guarda Ambiental, as cobras se afugentaram porque houve uma limpeza pelos funcionários da Pesagro de parte da área com aproximadamente 10 hectares. A limpeza de vegetação seca foi feita para se evitar incêndio neste espaço de pesquisa e proteção ambiental.
A jibioa não é venenosa, mas é capaz de se enroscar em sua preza causando sufocamento e lesões. Sua mordida é bastante dolorida e provoca inflamações. Na natureza ela se alimenta de roedores, muito abundantes em seu habitat natural. "Uma cobra deste tamanho é capaz de capturar até um cachorro", informou o comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno. 
O comandante da Guarda Ambiental ressalta ainda a importância dos moradores ajudarem no trabalho de recolhimento do animal, que não precisa ser morto. Caso ele seja avistado os moradores devem entrar em contato com o grupamento que uma equipe é enviada ao local para resgatar a espécie encontrada. O telefone da Guarda Ambiental é (22) 99701-9770.

Nenhum comentário:

Postar um comentário